quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Porque as Pessoas usam Drogas ?

Há mais de 30 anos me fazem esta mesma pergunta: - Por que as pessoas usam drogas? E, apesar de respondê-la, confesso que até hoje não consegui encontrar um motivo ou uma causa que fosse suficientemente forte para levar alguém a usá-las. Isto porque todos, ou quase todos, conhecem o perigo que o vício das drogas representa e mesmo assim são capazes de assumir este risco. 


Que as drogas fazem mal, ninguém discute. O que se discute é por que, mesmo sabendo disso, as pessoas continuam a usá-las e em proporções cada vez maiores. Esta é uma verdade que desafia a inteligência de todos os que estudam o assunto, mesmo porque a faixa etária daqueles que estão se iniciando no vício, está diminuindo assustadoramente. A mídia informa diariamente que crianças com 8, 9 e 10 anos já estão usando maconha, bebidas alcoólicas, cola de sapateiro, cocaína, crack, etc e, sob o efeito destas drogas, sem o perceber, estão ingressando no exército dos marginais, onde são iniciados no roubo, na prostituição, nos assaltos e nos crimes.
   Se alguém chegasse perto de você e pedisse para citar as diferentes causas que podem levar uma pessoa a usar drogas, talvez você dissesse: curiosidade, insegurança e conflito familiar. Outra pessoa por certo citaria causas diferentes como: desinformação, vazio existencialista e desejo de contestação. Observem a variação das respostas e terão na medida exata a dificuldade que encontramos para responder tal pergunta. Principalmente porque poderíamos acrescentar numerosas outras causas igualmente capazes de levar uma pessoa a usar drogas, como, por exemplo, ausência de Deus, um amanhã sem perspectiva, desorientação para o lazer, espírito grupal, imaturidade, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, identificação com os ídolos, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário